ACABAR EM PIZZA
A expressão mais popular criada no Palmeiras já ultrapassou há tempos o ambiente do futebol. A origem da expressão, surgiu do ambiente de grande disputa política que sempre existiu no alviverde entre os conselheiros da situação e da oposição.
Na década de 60, alguns conselheiros palmeirenses se reuniram para resolver problemas que haviam trazido uma crise ao clube. Após 14 horas de discussões, os dirigentes sentiram fome e resolveram ir a uma pizzaria. Depois de algumas rodadas de chope, várias garrafas de vinho e 18 pizzas gigantes, a paz voltou a reinar.
O jornalista Milton Peruzzi, que trabalhava no jornal A Gazeta Esportiva e era setorista do alviverde, acompanhou todo o encontro e ditou a seguinte manchete no jornal do dia seguinte: “Crise do Palmeiras termina em pizza”
TORCEDOR CORNETEIRO
O Palmeiras inspirou o termo "corneteiro" para torcedores excessivamente críticos, por causa dos funcionários da fábrica de instrumentos musicais A Corneta, que durante os intervalos de almoço iam para o Palestra Itália assistir aos treinos do time.
TURMA DO AMENDOIM
Os palmeirenses que se sentam nas cadeiras numeradas são conhecidos como "Turma do Amendoim", apelido dado por Luiz Felipe Scolari, referindo-se ao petisco favorito desse setor que frequentemente o criticava e que também é o local frequentado por conselheiros do clube.
28/01/2012
11/01/2012
ARRANCADA HERÓICA
Durante a Segunda Guerra Mundial, com o Brasil combatendo ao lado das forças Aliadas, um decreto do governo Getúlio Vargas proibiu qualquer entidade nacional de usar nomenclatura relacionada aos países rivais do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O Palestra Italia, assim, foi obrigado a mudar de nome, passando a chamar-se Palestra de São Paulo.
A mudança, porém, não aplacou as pressões políticas e até desportivas. E sob pena de perder o patrimônio e ser retirado do campeonato o qual liderava invicto, o Palestra teve de mudar o nome novamente. Nas vésperas da partida contra o São Paulo, válida pela antepenúltima rodada do Paulistão e que poderia definir o campeão por pontos corridos, a diretoria palestrina se reuniu para alterar a denominação do clube. Quando as discussões estavam no auge, o Dr. Mario Minervino pediu a palavra e solicitou ao secretário, Dr. Pascoal W. Byron Giuliano, que anotasse na ata:“Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões”. E assim foi.
O Palmeiras entrou em campo naquele dia 20 de setembro de 1942 com um novo nome, um novo símbolo (desta vez só com um “P” e não mais com o “PI”) e conduzindo a bandeira brasileira sob o comando do capitão do Exército Adalberto Mendes. Os supostos “inimigos da pátria”, desta forma, surpreendiam o público presente no Pacaembu. E, com a bola rolando, o orgulho e a técnica falaram mais alto. A equipe vencia por 3x1 quando o São Paulo, descontente com a marcação de um pênalti para o adversário, retirou-se de campo. O título estava garantido. Assim, como previsto,“o Palestra morreu invicto, e o Palmeiras nasceu campeão”.
SOCIEDADE ESPORTIVA
Atualmente, o departamento de Esportes da Sociedade Esportiva Palmeiras congrega o número de 27 modalidades esportivas:
- Atividades Aquáticas
- Aikidô
- Arco e Flecha
- Aventura
- Basquetebol
- Bilhar
- Bocha
- Corrida de Rua
- Futebol Americano
- Futebol Master
- Futebol de Mesa
- Futebol Feminino
- Futebol Society
- Futsal
- Ginástica Acrobática
- Ginástica Aeróbica Esportiva
- Ginástica Artística
- Hóquei in line
- Judô
- Karatê
- Levantamento de Peso
- Pugilismo
- Patinação
- Tênis
- Tênis de Mesa
- Taekwondo
- Voleibol
- Aikidô
- Arco e Flecha
- Aventura
- Basquetebol
- Bilhar
- Bocha
- Corrida de Rua
- Futebol Americano
- Futebol Master
- Futebol de Mesa
- Futebol Feminino
- Futebol Society
- Futsal
- Ginástica Acrobática
- Ginástica Aeróbica Esportiva
- Ginástica Artística
- Hóquei in line
- Judô
- Karatê
- Levantamento de Peso
- Pugilismo
- Patinação
- Tênis
- Tênis de Mesa
- Taekwondo
- Voleibol
Informações sobre as modalidades:
Assinar:
Postagens (Atom)